segunda-feira, 15 de março de 2010

DIRETAS JÁ - ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE JÁ






Já em novembro de 1983, o PT iniciou a disputa presidencial: no dia 27 reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo e em várias outras cidades num movimento para pressionar o Congresso para a aprovação da emenda do Deputado Dante de Oliveira, que estabelecia as eleições diretas para Presidente. DEUS-SE INICIO ÀS MAIOIRES MANIFESTAÇÕES POPULARES JÁ VISTAS EM TODA A HiSTÓRIA NACIONAL. O movimento pelas eleições diretas cresceu espetacularmente.

As MAIORES manifestações ocorreram em São Paulo, onde em 12 de fevereiro de 1984 reuniram-se 200 MIL PESSOAS, e no Rio de Janeiro, onde realizaram-se duas grandes manifestações: a primeira em 21 de março com 300 mil e a segunda com 1 milhão de pessoas. O movimento se espalhou por todo país. Porto Alegre foi às ruas em 13 de abril com 150 mil manifestantes e Vitória, em 18 de Abril, com 80 mil. São Paulo, um dia antes, já havia feito nova manifestação com 1,7 milhão de pessoas. O movimento ficou conhecido como Diretas-já e teve em Ulysses Guimarães seu mais popular defensor, tanto que ficou conhecido como o "Senhor Diretas" .

A Emenda Dante de Oliveira foi a plenário no dia 25 de abril. 298 deputados votaram a favor, 65 contra e três se abstiveram, mas 112 parlamentares não compareceram para votar, com medo de decepcionar os eleitores votando contra a Emenda. Seriam necessários apenas mais 22 votos para sua aprovação.



Comparando o texto acima com a realidade dos professores em greve todos imaginam desnecessários, porém se analisarmos detalhadamente verá algo em comum, tais como:

- as maiores manifestações já vistas em toda a história nacional. (Se os professores se unirem entrará para a história).

- As maiores manifestações ocorreram em São Paulo com 200 mil pessoas. (Se os professores se unirem poderá chegar em um número maior).

- Dos 575 parlamentares apenas 298 votaram a favor. (Contra os professores existem a maioria dos políticos).

ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE JÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário