quinta-feira, 30 de julho de 2009

A gripe A Influenza H1N1 (gripe suína)

Estamos em pleno inverno, tempo frio (abaixo de zero no sul), umidade muito alta e o risco de uma gripe é altíssimo...por dia milhares de pessoas ficam "resfriadas" e "gripadas"...enfim...

Por enquanto a informação mais atualizada é de que o Ministério da Saúde registra, até o momento, um total de 625 CASOS CONFIRMADOS de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil. Vale lembrar que esses casos são o resultado acumulado desde os primeiros registros de infecção no Brasil, no dia 8 de maio. A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, estimou nesta sexta-feira (24/07/2009) que os casos de Influenza A no Brasil, conhecida como "nova gripe", representem cerca de 60% de todos os casos de gripe registrados.

Ele explicou que foram realizados 2570 testes em todo o Brasil nas chamadas "unidades de referência" e que, neste caso, 60% dos casos confirmados referiam-se à nova gripe. Por conta deste resultado, Hage disse acreditar que o percentual de todo o país seja semelhante.

O governo informou ainda que o número de casos considerados "graves" da nova gripe, em relação ao número total de casos confirmados, está em 14,2% no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o número é menor do que os 17% de casos classificados como "graves" de outras gripes em relação aos casos confirmados.
Fonte(s):
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10363




O que eu penso:
- Conforme as informações acima, podemos concluir que já temos entre 1500 a 1700 casos dessa gripe.
- Pessoas contaminadas que apresentam algum tipo de doença nem sempre resistem ao virus.
- É necessário evitar contatos com pessoas e multidões.
- A gripe Influenza A H1N1 no Brasil poderá aumentar caso ocorra o retorno às aulas.
- É necessário boa alimentação tais como frutas, legumes, saladas e peixes, pois a falta deles deixa o corpo com baixa imunidade.
- São considerados grupo de riscos, crianças, idosos, gestantes, obesos, doentes cronicos, pessoas com imunidade reduzida e pessoas com alterações na hemoglobina.
- A grande verdade da Gripe Suína é uma só: Não há medicamentos para todos os infectados!!! O antiviral TAMIFLU não é um medicamento controlado e tão pouco não comercial. Pode ser adquirido em farmácia comum, com receita médica, conforme qualquer medicamento farmacológico.
- No SUS do Brasil as pessoas morrem e não se sabem o motivo.
- Hospitais são precários e mal estruturados. Há uma falta generalizada de profissionais e de equipamentos médicos de Apoio ao Diagnóstico Terapêutico para o dia-a-dia. Em caso de Epidemia o problema é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário